Image Map

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O que é cronograma capilar?

Oiii, minha gente! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim :)
Hoje vou abordar um assunto que já foi muito abordado no meu DIRECT e no meu chat do Facebook





O que é cronograma capilar?

O CC  (cronograma capilar) nada mais é que uma sequência de cuidados com o cabelo afim de repor a massa capilar e nutrientes que perdemos no passar do dia.

Como podemos perder nutrientes no dia a dia?

É simples: exposição ao sol, água com cloro, água quente, poluição, Fonte de calor (secador, chapinha, babyliss e etc)...

Cabelos necessitam de cuidados diários e semanais, pois só assim adquirimos um cabelo forte e saudável. Milagres não existe, amiga! O que existe é  RESULTADOS.
Um CC (cronograma capilar) é composto por 4 tratamentos 
  1. Hidratação
  2. Nutrição 
  3. Reconstrução 
  4. Umectação (Já tem post no blog explicando o que é umectação)
Confira também**Resenha-Umectação com óleo de soja
Mas, para se construir um CC para o seu cabelo, é PRECISO CONHECER  O seu cabelo, tá?  Só assim você saberá com mais precisão do que realmente o seu cabelo precisa. Na Internet existem vários CC prontos, pode até parecer mais fácil seguir eles, porém eles foram baseados no cabelo de outra pessoa, e essa pessoa pode não ter o mesmo tipo de cabelo que você.

Como posso conhecer melhor o meu cabelo?

Muito fácil, amiga! Mas, antes de TUUUDO você precisa identificar qual é o seu tipo de cabelo
  • Seco
  • Oleoso 
  • Misto
Feito a identificação você até pode comprar linhas capilares específica para o seu tipo de cabelo. Mas, se o problema não for apenas esse vamos ao próximo passo.

Como você sente o seu cabelo? 

  • Ressecado; 
  • Frizzado;
  • Emborrachado  (pontas elásticas);
  • Pontas duplas;
  • Opaco (sem brilho);
  • Quebrado;
  • Com queda (mais que o normal).
Agora vamos conhecer os 3 tratamentos: Hidratação, nutrição e reconstrução  (HNR)

HIDRATAÇÃO (H): O objetivo da hidratação é repor água e os lipídios dos fios. A hidratação vai restaurar a umidade das mechas, deixando o cabelo com o aspecto saudável e super macio.
O que é lipídios? São tipos essenciais de gordura que tem um papel importante no corpo humano.

Como identificar uma máscara de hidratação?

As máscaras hidratantes trazem em sua composição esses componentes, podendo ser um ou mais de um deles 
  • Extratos de plantas ou frutas
  • Pantenol 
  • Glicerina 
  • Aloe Vera (babosa)
  • Silicones
  • Vitaminas
  • Mel
  • Açúcares 
NUTRIÇÃO (N): Consiste em repor óleos, cuja perda torna o cabelo opaco. As máscaras de tratamento nutritivos devem conter em sua composição elementos como óleos, manteigas vegetais, aminoácidos e ceramidas. 

Como identificar uma máscara de nutrição?

As máscaras nutritivas trazem em sua fórmula esses componentes, podendo ter um ou até mais de um deles.
  • Óleos vegetais  ( óleo de argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, Coco, linhaça, oliva, soja...)
  • Manteigas vegetais  (Karité, cupuaçu, cacau, abacate, ceramidas, tutano vegetal ou animal, murumuru...)
RECONSTRUÇÃO  (R): Se o seu cabelo perdeu espessura ou a massa e está extremamente quebradiço, possivelmente ele está precisando de uma bela reconstrução.

Como identificar uma máscara reconstrutora?

As máscaras de reconstrução possuem em sua composição, os seguintes componentes abaixo, podendo ter um ou mais dele
  • Queratina
  • Creatina
  • Arginina 
  • Cisteína
  • Colágeno 
  • Proteína hidrolisada do trigo ou milho
  • Aminoácidos 
Ainda resta dúvidas, do que seu cabelo necessita? Faça o teste da porosidade e descubra! 

Fonte da imagem: Google


Meu cronograma capilar  (atualmente) 


Atualmente estou lavando meu cabelo apenas 2x na semana.


Tem muita H no CC porque meu cabelo é oleoso. Um cabelo oleoso necessita bem mais de H do que qualquer outro tratamento, desde que esteja saudável. 

XOXO e até o próximo post, minha gente! ♡

6 comentários:

  1. Mulher que blog lindo!:o É um post bem bacana esse. Há uns tempos atrás que iniciei o Blog e todo esse mundo virtual comecei a ouvir muito esse tema e não sabia o que era logo é um bom post para tirar várias dúvidas. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nessa! Já tinha ouvido falar no cronograma capilar e nunca pesquisei direito sobre o que ele seria. Eu cuido do meu cabelo, mas com procedimentos bem básicos (hidratação) e ver como tem outras etapas igualmente importantes e direcionadas para cada problema foi muito importante. Agora vou procurar os produtos certos e montar o meu cronograma. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Que post é esse hein ? Eu tinha visto esses dias algo sobre cronograma capilar e achei super interessante. Só que seu post esta super completinho, deixando mais interessante ainda. Acho que vou fazer o teste pra ver do que meu cabelo precisa, e borá cuidar da juba né. Amei o post, vou conhecer melhor teu Blog. Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Vanessa preciso te dizer que o seu post ficou incrível, tudo muito bem explicado e simples de entender. Essa semana é a ultima do meu cronograma capilar e não posso negar que senti um diferença no meu cabelo. Ela tem me salvado bastante, Não sei se no mês que vem eu consigo manter o cronograma mas eu vou tentar.
    Beijos querida ❤

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post por um grande motivo principal, em geral vejo esses textos e só falam sobre o cc ou quais produtos usar mas eles nunca explicam ou se quer falam que as pessoas precisam analisar o fio antes de começar. Parabéns por lembrar e abordar essa parte da analise do fio :)

    ResponderExcluir
  6. Mulher teu post deveria virar utilidade publica haha amo esse tipo de conteúdo quando é bem explicado e não da volta a sem nexo. Acho muito importante fazer um cronograma certinho no cabelo, eu por exemplo que sou loira, sou obrigada a fazer pra ter um cabelo mais forte!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Filmelândia da Nêssa- Revenge

Oi minha gente, tudo bem com vocês? Eu espero que sim 😍 A resenha de hoje é sobre uma série cheeia de vingança hahaha e muito diferente d...